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O presente estudo reflete sobre a temática da indisciplina e suas consequências no processo de
ensino e aprendizagem, de alunos/as do 3°, 4° e 5° ano do Ensino Fundamental, bem como,
busca apresentar alternativas para preveni-las e combatê-las. O estudo ocorreu no período de
março a maio de 2008, em uma escola pública, localizada em Campina Grande-PB, tendo
como participantes três professores das referidas turmas. Para tanto, contou-se com o apoio de
estudiosos no assunto como Vasconcellos (1999,1998); Aquino (2003,1998); La Taille
(1999); Freire (2001, 1999), entre outros. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa,
fundamentada em Bogdan e Biklen (1994), que se caracteriza como um Estudo de Caso,
segundo (TRIVIÑOS 2008). Portanto, considera-se a sua relevância no sentido de que a
questão indisciplina em sala de aula se constitui um dos graves problemas e dificuldades da
escola, necessitando ser enfrentado por todos os educadores, uma vez que compromete o
processo de ensino e aprendizagem. |
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