UEPB - Repositório Digital

Uma reflexão sobre a indisciplina no cotidiano dos anos finais do ensino fundamental: alternativas para previní-las e combatê-las

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Araújo, Jacira Rodrigues
dc.date.accessioned 2019-03-20T11:48:09Z
dc.date.available 2019-03-20T11:48:09Z
dc.date.issued 2018-12-10
dc.identifier.other CDD 372
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18734
dc.description ARAÚJO, J. R. Uma reflexão sobre a indisciplina no cotidiano dos anos finais do ensino fundamental: alternativas para previní-las e combatê-las. 2018. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo reflete sobre a temática da indisciplina e suas consequências no processo de ensino e aprendizagem, de alunos/as do 3°, 4° e 5° ano do Ensino Fundamental, bem como, busca apresentar alternativas para preveni-las e combatê-las. O estudo ocorreu no período de março a maio de 2008, em uma escola pública, localizada em Campina Grande-PB, tendo como participantes três professores das referidas turmas. Para tanto, contou-se com o apoio de estudiosos no assunto como Vasconcellos (1999,1998); Aquino (2003,1998); La Taille (1999); Freire (2001, 1999), entre outros. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, fundamentada em Bogdan e Biklen (1994), que se caracteriza como um Estudo de Caso, segundo (TRIVIÑOS 2008). Portanto, considera-se a sua relevância no sentido de que a questão indisciplina em sala de aula se constitui um dos graves problemas e dificuldades da escola, necessitando ser enfrentado por todos os educadores, uma vez que compromete o processo de ensino e aprendizagem. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Profa. Dra. Maria do Socorro Moura Montenegro pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.subject Indisciplina pt_BR
dc.subject Escola pt_BR
dc.subject Processo ensino/aprendizagem pt_BR
dc.title Uma reflexão sobre a indisciplina no cotidiano dos anos finais do ensino fundamental: alternativas para previní-las e combatê-las pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta