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O presente estudo científico embasou-se na investigação e identificação das vivências subjetivas de sofrimento psíquico nos alunos do Programa de Pós Graduação em Engenharia Química da Universidade Federal de Campina Grande – Campus I e na sua intrínseca relação com a Síndrome de Burnout. A escolha temática originou-se das dificuldades observadas no cotidiano desses profissionais, frente às inúmeras exigências que lhes são impostas e as reais condições laborais oferecidas, cada vez mais contraditórias e complexas. O exagero e a exacerbação de tarefas acadêmicas, aliados à conciliação de estudo e trabalho, podem levar estudantes a apresentarem alguns sintomas da Síndrome de Burnout. Dessa forma, consolidou-se como uma abordagem de extrema relevância, uma vez que, vulneráveis às contínuas adversidades, vêm abalada sua resistência emocional, comprometendo a praxis pedagógica e proporcionando o aparecimento do Burnout que corresponde a uma síndrome ocupacional, onde há o esgotamento das energias vitais, provocado pelo desgaste diário ao qual é submetido através do envolvimento interpessoal empreendido. Para tanto, foi realizada uma instrumento MBI-ED (Maslach Burnout Inventory Educators Survey), conceituado um dos melhores para detectar o grau de Burnout nos profissionais da área. A população dos 119 investigação descritivo-interpretativa, de cunho quanti-qualitativo, utilizando o discentes ativos participaram da avaliação. Foi observada a prevalência expressiva da Síndrome de Burnout entre os pós-graduandos de Engenharia Química da UFCG o que gera alerta sobre as condições de trabalho e saúde psíquica desses profissionais. |
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