Resumo:
Esta monografia analisa as letras da banda brasileira de rock Titãs, visando
encontrar os discursos presentes nelas. Os resultados foram obtidos seguindo a
teoria da Análise de Discurso da Escola Francesa, analisando as letras de cinco
músicas: Televisão, Pavimentação, Não vou me adaptar, Autonomia e Massacre. A
conclusão que se chega é que os Titãs apresentam um discurso repleto de críticas
radicais ao consumismo, aos sistemas políticos, aos meios de comunicação, às
instituições sociais, indústria cultural de uma forma geral, entre outros discursos que
se encontram presentes e que norteiam boa parte do álbum Televisão, lançado no
ano de 1985. O álbum Televisão foi lançado em condições de produção específicas
para aquele momento, era o período de abertura política pelo qual o país estava
passando, é o nome que se dá ao processo de liberalização da ditadura militar que
governou o Brasil durante 20 anos, processo esse iniciado em 1974 e terminado em
1985 (ano de lançamento do álbum Televisão), com o fim da ditadura. Além de
desferir criticas a tudo isso, os Titãs deixam claro que o objetivo da mensagem
perpassada por todas as letras verificadas é conclamar os fãs da banda, ou ouvintes
de uma forma geral a tomarem uma postura diferenciada frente às situações
estabelecidas e não se tornarem como os sujeitos das canções, ou seja,
indiferentes, inertes, alienados, conformados, consumidores passivos, etc
Descrição:
PEREIRA, N. B. "Ô Cride! Fala prá mãe que o discurso anticonsumismo dos Titãs os capturam": análise do álbum Televisão. 2010. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2010.