Resumo:
A presente pesquisa tem por objetivo explorar o potencial comunicativo das marcas da
Prefeitura Municipal de Campina Grande, durante o período de 1997 a 2010.
Verificamos se existe alguma relação entre o aspecto visual dessas marcas e a imagem
do prefeito. Para o estudo, utilizamos o método descritivo e fontes bibliográficas
(PEREZ, 2004; KOTLER e ARMSTRONG, 2003; LUPETTI, 2006) e documentais,
além dos conceitos oriundos da análise semiótica (SANTAELLA, 2007). Com base nos
dados, concluímos que as marcas analisadas possuem um grande poder expressivo,
capaz de emitir variadas mensagens para um potencial interpretante. Constatamos,
ainda, que existe uma clara relação entre os elementos das marcas e os símbolos
provenientes do marketing político, que remetem a imagem do administrador público.
Descrição:
BRAZ, J. R. B. Usos e abusos: o potencial comunicativo das marcas da
PMCG no período de 1997 a 2010. 2011. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2011.