Resumo:
Consumir é um ato intrínseco à vida. Todavia, para o homem, as relações de consumo além de essencial à vida, expressam um conjunto de significados, valores e culturas. Não obstante, apesar dos recorrentes estímulos às compras no dia a dia, determinados tipos de consumidores podem se deparar com diversas restrições ao consumo. Este estudo, sob o viés da Pesquisa Transformativa do Consumidor, tem por objetivo analisar as experiências de compra das pessoas com deficiência em ambientes de varejo no município de Campina Grande-PB, a partir da perspectiva dos próprios consumidores e dos vendedores. A pesquisa é de caráter qualitativa e exploratório, na qual foram realizadas 14 entrevistas e 1 grupo focal, contabilizando 19 respondentes ao total – sendo eles pessoas com deficiência visual, auditiva e motora, bem como os atendentes de vendas do município em questão. Após a coleta de dados, realizou-se uma análise de conteúdo. Considera-se que a acessibilidade desses consumidores para chegar até às lojas e até mesmo dentro desses espaços de venda é fragilizada por obstáculos arquitetônicos, comunicacionais e atitudinais, esse último faz referência consumidores com deficiência utilizam algumas estratégias para validarem a compra, ao passo em que alguns varejistas já dispõem de adaptações a fim de atender a essas demandas. Ao final são expostas proposições transformativas para tornar o ambiente de varejo mais acessível e para que esses indivíduos posam exercer de forma satisfatória o seu papel enquanto consumidores.
Descrição:
BATISTA, A. L. de M. Acessibilidade em ambientes de varejo na região central de Campina Grande-PB: um estudo com pessoas com deficiência e vendedores2018. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2018. [Artigo]