Resumo:
O presente texto, oriundo de pesquisa, objetiva analisar historicamente a evolução do ensino da contabilidade no Brasil, desde sua origem até os dias atuais . Acompanha seu surgimento nas aulas de comércio da corte, quando da chegada da família real ao Brasil, até a regulamentação do curso superior de Ciências Contábeis no ano de 1945, ao formar os primeiros bacharéis. Justifica-se por demonstrar que o curso hoje denominado Ciências Contábeis, passou por uma série de modificações, tanto na estrutura curricular quanto na própria nomenclatura. No que se refere à metodologia quanto aos objetivos, a pesquisa classifica-se em descritiva, de natureza qualitativa. Evidenciou-se que a contabilidade, surgida rudimentar, evoluiu com os avanços econômicos das civilizações, tornando-se na atualidade imprescindível para impulsionar o Brasil ao concerto das nações desenvolvidas. No entanto, até agora a evolução tem sido lenta, mas a globalização trouxe novas e variadas demandas no fazer contábil, exigindo-se uma postura muito mais arrojada.
Descrição:
PEREIRA, E. B. A. Evolução histórica do ensino da contabilidade no Brasil: da sua origem aos dias atuais. 2017. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2017. [Artigo]