Resumo:
O presente trabalho tem por objetivo analisar a fragmentação do consumo sob a perspectiva do SPFW (São Paulo Fashion Week), através da cobertura feita pela Revista Vogue pelo Instagram. Como base teórica, esta análise aborda o conceito de consumo, consumo simbólico, tribalismo, redes sociais segmentadas e moda. Utilizamos a análise de conteúdo como metodologia de pesquisa para levantamento, tratamento e análise dos dados das publicações na internet referentes ao evento. Esta análise foi realizada com foco nas publicações feitas a partir da ocasião da 43ª edição do São Paulo Fashion Week, realizada em março de 2017, divididas a partir das categorias: passarela, vídeo, celebridades, beleza, backstage, tendências e recursos multimídia. Com esta análise, é possível identificar como as informações referentes a uma semana de moda são tratadas pelas novas formas de disseminação de conteúdo na internet, bem como os recursos utilizados para tal. Desta forma, percebemos que a 43ª edição do SPFW além de trazer as novidades do mundo da moda em uma perspectiva cada vez mais efêmera, demonstra também em suas postagens a utilização de recursos multimídia que levam o consumidor, a uma experiência cada vez mais fragmentada com o consumo a partir de múltiplas experiências simbólicas.
Descrição:
SILVA, A. K. O. Redes sociais, sociabilidade e tribalismo: a fragmentação do consumo sob o olhar da revista vogue no SPFW. 2017. 79f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2017. [Artigo]