Resumo:
Este artigo, de cunho interdisciplinar, analisa a visibilidade da telenovela Verdades Secretas, escrita pelo autor Walcir Carrasco, para verificar como o tema central da prostituição, abordado pelo produto ficcional, se converteu em pauta jornalística durante o período de exibição da trama. Os bastidores da moda e a representação do cotidiano de uma agência de modelos são o plano de fundo para a teleficção problematizando a eventual existência do book rosa, um catálogo de profissionais que prestam serviços sexuais em troca de altas bonificações. Os resultados indicam que a temática da prostituição, de cobertura eventual, provocou expressivo interesse midiático durante a exibição da trama, momento em que diversos veículos de comunicação disseminaram informações sobre o tema, confirmando a hipótese deste estudo relativa à influência das telenovelas na sociedade brasileira.
Descrição:
SILVA, J. L. da. Verdades secretas: o tema de novela como pauta nos meios de comunicação. 2018. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2018. [Artigo]