Resumo:
O presente relatório descreve o projeto de intervenção pedagógica “Jornal digital: um estímulo à leitura e produção textual no ensino de História”, aplicado na Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Rangel, em Ingá – PB, refletindo sobre as contribuições que os textos jornalísticos podem proporcionar para o processo de construção do conhecimento histórico, bem como o desenvolvimento das competências leitora e escritora nos alunos. Como referencial metodológico foi utilizado o método dialético, por expressar uma interpretação dinâmica e totalizante da realidade de forma que permitisse o diálogo entre quatro pontos norteadores desta análise que são: o ensino de História, o estímulo à leitura e produção textual, o jornalismo e as novas tecnologias da informação e comunicação. Fundamentado nos estudos de Kleiman (2007), Lévy (1996), Xavier (2002), Carretero (2002), entre outros, busca-se apresentar aos professores uma proposta que estimule a leitura e escrita através da produção textual para publicação em meios digitais e proporcionar a introdução das tecnologias de informação e comunicação no cotidiano da escola através da internet, como uma ferramenta alternativa na mediação dos processos educativos.
Descrição:
NASCIMENTO, R. R. Jornal digital: contribuições ao ensino de história. 2017. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2017. [Artigo]