Resumo:
O ato de consumir é um processo individual e, ao mesmo tempo, coletivo que recebe influencias de valores culturais e individuais. Trata-se de um habito tão comum e inerente a nossa existência que, por vezes, não nos damos conta de sua complexidade. Neste sentido, o presente artigo tem como objetivo, analisar as práticas de consumo consciente das turmas concluintes do curso de Administração da Universidade Estadual da Paraíba. Levando em consideração que, durante a formação superior, vivenciaram discussões acerca desta problemática e tendo em vista que estes profissionais estão prestes a ingressar no mercado e, com o conhecimento adquirido na academia, tem embasamento para promover mudanças no modelo de gestão no que tange este tema. Com vista a atingir os objetivos propostos, a pesquisa define-se como exploratória descritiva, analisando e quantificando as respostas dos colaboradores dessa investigação do tipo exploratório-descritiva e abordagem quanti quali. Foi adotado o modelo de questionário proposto por Oliveira, Silva & Goméz (2012) para coleta de dados e o mesmo foi aplicado entre os dias 27 e 30 de novembro de 2017.Foram aplicados 85 questionários junto aos alunos concluinte do curso de Administração matriculados no componente curricular de Trabalho de Conclusão de Curso. O tipo de análise dos dados foi de estatística descritiva simples. De forma geral, os resultados direcionam a um entendimento de equilibrado no que diz respeito a consciência dos respondentes. Porém se pode constatar que essa consciência que remete às praticas individuais.
Descrição:
DINIZ, I. T. S. Consumo consciente: uma análise das práticas de consumo consciente dos alunos concluintes do curso de administração da UEPB. 2017. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2017. [Artigo]