Resumo:
O brincar é uma atividade muito importante e representa uma das maneiras que as crianças utilizam para se comunicar consigo mesma e com o mundo que está ao seu redor. Brincando ela analisa, experimenta diversas situações, adquire novos conhecimentos, relaciona-se com as pessoas e aprende através de uma maneira prazerosa. O presente estudo objetiva discutir a importância do brincar nas escolas de Educação Infantil e refletir sobre a formação dos professores e sua preparação para trabalhar a ludicidade em sala de aula. Analisamos, ainda, na presente pesquisa, se as escolas de Educação Infantil oferecem oportunidades para a construção do conhecimento através de atividades lúdicas, se os professores selecionam e deixam à disposição materiais adequados que favoreçam a criatividade das crianças e que experiências lúdicas os alunos vivenciam no cotidiano da escola. A pesquisa, que tem uma abordagem qualitativa, utilizou como instrumento de coleta de dados um questionário que foi respondido por 08 professoras da Educação Infantil de uma escola pública da cidade de Remígio – PB. O estudo está embasado em pesquisas desenvolvidas por Kramer (1993), Kishimoto (1997), Brasil (1998), Maluf (2003), Melo (2009), dentre outros pesquisadores. Os dados revelaram um professor consciente da importância da ludicidade em sala de aula e preocupado em oferecer situações que possam contribuir para o processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil.
Descrição:
Silva, J. P. da. A importância do brincar na educação infantil: sobre a relação entre lúdico e aprendizagem. 2012. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.