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O presente trabalho tem como foco central a discussão sobre o processo de juvenilização da
EJA, considerando que esse tem sido um aspecto marcante nessa modalidade educativa a
partir da década de 1990. O lócus da pesquisa foi a Escola Padre Ibiapina da cidade de
Soledade/PB e os sujeitos foram os jovens estudantes de EJA do Ensino Fundamental da
referida Escola. Para tanto, foram definidos os seguintes objetivos: refletir sobre o processo de
juvenilização da EJA; compreender os motivos que impulsionam os jovens a buscarem a EJA
e identificar que perspectivas têm esses jovens ao retornarem a Escola. A partir da temática
central do trabalho buscou-se dialogar com alguns autores que discutem sobre a EJA, como:
Sérgio Haddad, Maria Clara Di Pierro, Jane Paiva, Leôncio Soares, entre outros, e, com
autores que estudam a temática juventude, como Paulo Carrano, Marília Sposito, Juarez
Dayrell, entre outros. Desse modo, o trabalho aborda uma breve retrospectiva histórica da
EJA, culminando com o processo de juvenilização dessa modalidade educativa na década de
1990, bem como, uma reflexão sobre a complexidade que envolve a categoria juventude. A
partir desses aspectos são apresentados os dados empíricos da pesquisa e uma análise sobre os
mesmos. A pesquisa apontou para a compreensão de que mesmo com todas as dificuldades
enfrentadas no dia-a-dia desses jovens, estes, ainda vislumbram a possibilidade de através da
continuidade dos estudos, ingressarem no mercado de trabalho, e consequentemente
melhorem de vida. |
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