UEPB - Repositório Digital

Juvenilização da EJA: percursos e perspectivas dos jovens da Escola Padre Ibiapina

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Marinho, Maricelia Miguel de Araújo
dc.date.accessioned 2013-09-18T13:08:38Z
dc.date.available 2013-09-18T13:08:38Z
dc.date.issued 2013-09-18
dc.identifier.other CDD 374
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1896
dc.description Marinho, M. M. de A. Juvenilização da EJA: percursos e perspectivas dos jovens da Escola Padre Ibiapina. 2012. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho tem como foco central a discussão sobre o processo de juvenilização da EJA, considerando que esse tem sido um aspecto marcante nessa modalidade educativa a partir da década de 1990. O lócus da pesquisa foi a Escola Padre Ibiapina da cidade de Soledade/PB e os sujeitos foram os jovens estudantes de EJA do Ensino Fundamental da referida Escola. Para tanto, foram definidos os seguintes objetivos: refletir sobre o processo de juvenilização da EJA; compreender os motivos que impulsionam os jovens a buscarem a EJA e identificar que perspectivas têm esses jovens ao retornarem a Escola. A partir da temática central do trabalho buscou-se dialogar com alguns autores que discutem sobre a EJA, como: Sérgio Haddad, Maria Clara Di Pierro, Jane Paiva, Leôncio Soares, entre outros, e, com autores que estudam a temática juventude, como Paulo Carrano, Marília Sposito, Juarez Dayrell, entre outros. Desse modo, o trabalho aborda uma breve retrospectiva histórica da EJA, culminando com o processo de juvenilização dessa modalidade educativa na década de 1990, bem como, uma reflexão sobre a complexidade que envolve a categoria juventude. A partir desses aspectos são apresentados os dados empíricos da pesquisa e uma análise sobre os mesmos. A pesquisa apontou para a compreensão de que mesmo com todas as dificuldades enfrentadas no dia-a-dia desses jovens, estes, ainda vislumbram a possibilidade de através da continuidade dos estudos, ingressarem no mercado de trabalho, e consequentemente melhorem de vida. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Elizabete Carlos do Vale pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação de Jovens e Adultos pt_BR
dc.subject Juvenilização pt_BR
dc.subject Prática Pedagógica pt_BR
dc.title Juvenilização da EJA: percursos e perspectivas dos jovens da Escola Padre Ibiapina pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta