Resumo:
Esta pesquisa, discuti sobre personagens negros nas histórias em quadrinhos, tendo como foco de análise os anos iniciais. Nosso objetivo geral é abordar sobre a representação da criança negra nas histórias em quadrinhos, no sentido de compreender como nessas historias essas imagens são vinculadas. Enfatizamos que a maneira como nos quadrinhos os negros são visibilizados, pode colaborar muitas vezes para construção de visões preconceituosas sobre os mesmos e repercutir entre os escolares de maneira negativa. Deste modo, utilizamos como metodologia a pesquisa qualitativa, com a aplicação de questionários junto a educandos do 5° ano e análise nos quadrinhos da turma da Mônica e do Sesinho, para a partir deles identificar como os negros são identificados e como é possível na sala de aula trabalhar com a temática do preconceito e das questões que envolvem a etnicidade. Considerando as respostas obtidas nos questionários dos educandos, percebesse que o entrelaçamento dessa ferramenta pedagógica a questões étnico-raciais e de preconceito, podem vir a contribuir para uma autoafirmação das crianças negras ao serem apresentadas a outra percepção de representação dos personagens negros, gerando também identidades, a aceitação do diferente e a ideia de igualdade a partir dessa aceitação.
Descrição:
Raposo. S. C. S. A representação da criança negra nas histórias em quadrinhos: possibilidades educativas a partir da lei 10.639/03. 2012. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.