UEPB - Repositório Digital

Qualidade de vida no trabalho: percepção dos colaboradores do banco bradesco SA - Agência 2655, em Campina Grande - PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Farias, Talyta Feitosa Moura
dc.date.accessioned 2019-03-26T11:34:09Z
dc.date.available 2019-03-26T11:34:09Z
dc.date.issued 2017-12-01
dc.identifier.other CDD 306.361
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18985
dc.description FARIAS, T. F. M. Qualidade de vida no trabalho: percepção dos colaboradores do banco bradesco SA - Agência 2655, em Campina Grande - PB. 2017. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2017. [Artigo] pt_BR
dc.description.abstract A busca pela Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) tem sido quase uma obrigação atualmente nas instituições financeiras. As transformações no sistema bancário têm contribuído para o elevado número de demissões, consequentemente ao aumento da carga de trabalho, responsabilidades e metas. Essas alterações influenciam diretamente na saúde dos funcionários, fazendo com que as instituições procurem ofertar programas de QVT, buscando assim suavizar os danos gerados pelo trabalho. Este artigo teve como objetivo analisar a percepção dos colaboradores, sobre a QVT, no Banco Bradesco S.A. – Agência 2655, em Campina Grande – PB. Caracterizou-se como estudo de caso, seguido de pesquisa exploratória, descritiva, bibliográfica e de campo. O instrumento foi um questionário, composto por três questões relacionadas ao perfil socioeconômico e vinte e três baseadas no modelo de Walton (1973), distribuídas em 08 fatores. Para mensurar os resultados da pesquisa empregou-se a escala Likert, adaptada para três categorias: concordância, neutralidade e discordância. Nos resultados, em houve maioria de concordância, por ordem de importância, em: Relevância social da vida no trabalho; Condições de segurança e saúde no trabalho; Trabalho e espaço total de vida; e Garantias constitucionais. Em dois fatores houve um percentual mais elevado de concordância, mas que não atingiu maioria: Oportunidade de crescimento e segurança; e Integração social na organização. Identificou-se, ainda, que a maioria discordou, em Compensação justa e adequada; e manteve-se na neutralidade em Oportunidade de crescimento e segurança. Apesar dos resultados serem favoráveis, espera-se que sejam envidados esforços para a criação de novos projetos em QVT, e que venham melhorar cada vez mais o nível de satisfação dos colaboradores. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.publisher Universidade Estadual da Paraíba- UEPB pt_BR
dc.subject Gestão de pessoas pt_BR
dc.subject Qualidade de vida o trabalho pt_BR
dc.subject Modelo de Walton pt_BR
dc.subject Satisfação no trabalho pt_BR
dc.title Qualidade de vida no trabalho: percepção dos colaboradores do banco bradesco SA - Agência 2655, em Campina Grande - PB pt_BR
dc.type Article pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta