UEPB - Repositório Digital

O berçário como espaço de desenvolvimento infantil

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Cruz, Denize da Silva Dias
dc.date.accessioned 2013-09-18T13:09:45Z
dc.date.available 2013-09-18T13:09:45Z
dc.date.issued 2013-09-18
dc.identifier.other CDD 372
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1900
dc.description Cruz, D. da S. D. O berçário como espaço de desenvolvimento infantil. 2012. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012. pt_BR
dc.description.abstract As creches e pré-escolas, como são denominadas legalmente instituições que atendem a crianças de 0 a 5 anos de idade no nosso país (BRASIL, 1996), tem se tornado na contemporaneidade espaços em que os alunos são apenas cuidados quanto a aspectos e/ou necessidades biológicas, como comer, dormir. Sendo deixadas de lado, atividades pedagógicas que incentivam o desenvolvimento infantil e a aprendizagem significativa. A investigação do nosso trabalho se deu no período de Março a Novembro de 2011, durante o estágio supervisionado em Educação Infantil em uma escola pública do município de campina Grande, que oportunizou a construção deste relato de experiência no âmbito da abordagem qualitativa da pesquisa-ação, com o objetivo de analisar práticas pedagógicas desenvolvidas dentro do berçário desta instituição pública na cidade de Campina Grande – PB, com o olhar voltado para o desenvolvimento infantil e para as práticas pedagógicas realizadas no ambiente do berçário. O projeto foi embasado nos estudos dos teóricos Vygotsky (2007) e Piaget (1980); e estudiosos que desenvolvem trabalhos voltados para a área do desenvolvimento infantil e das metodologias e didáticas direcionadas à educação infantil como Goldschmied e Jackson (2006), Callil (2010), Melo, Brandão E Mota (2006). Esperamos que este estudo possa ser um instrumento que oriente um trabalho mais eficiente dentro das instituições por parte dos profissionais que nelas se encontram, que venha a transformar o cotidiano do berçário e possa contribuir com o desenvolvimento de crianças nessa fase da sua escolarização. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria Lúcia Serafim pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação Infantil pt_BR
dc.subject Berçario pt_BR
dc.subject Creche Escolar pt_BR
dc.subject Prática Pedagógica pt_BR
dc.title O berçário como espaço de desenvolvimento infantil pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta