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Diante das frequentes transformações e das novas perspectivas organizacionais, as empresas vêm focando sua atenção no comprometimento, motivação e satisfação dos colaboradores; desenvolvendo ações que contribuam para a melhoria de qualidade de vida no trabalho; e consequentemente do Clima Organizacional. Destarte, este artigo teve como objetivo analisar o Clima Organizacional na percepção dos colaboradores do Colégio Santa Terezinha, em Campina Grande – PB. Para atingir o objetivo pretendido adotou-se um modelo de estudo de caso, seguido de pesquisas descritiva, bibliográfica, de campo, quantitativa e qualitativa. O público-alvo foi composto por um universo de 35 participantes. O instrumento de pesquisa foi um questionário, contendo 31 assertivas. Inicialmente, foi traçado o perfil socioeconômico dos colaboradores, através de dez variáveis; e posteriormente adotou-se um modelo proposto por Coda (apud OLIVEIRA, 1999), composto por 17 variáveis; desta foram escolhidas dez, mensuradas através de vinte assertivas; e por fim, foi elaborada uma questão aberta. Para avaliar os resultados, foi aplicada a Escala Likert, onde os colaboradores responderam a cada questão utilizando uma adaptação de cinco categorias para três, sendo elas: Concordância, Neutralidade e Discordância. Nos resultados verificou-se que houve maioria de concordância em todas elas, podendo considerar que o Clima Organizacional no mencionado Colégio é favorável. No entanto, para que a empresa possa continuar ou melhorar o Clima Organizacional considerado favorável, é preciso que a empresa tenha o compromisso em melhorar a estrutura organizacional e procurar investir nos seus clientes internos, promovendo o reconhecimento do serviço realizado por seus colaboradores e ainda melhorar o processo de comunicação, é importante que se trace um plano de ação capaz de gerar mudanças visto que o bem- estar dos colaboradores refletem em resultados positivos. |
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