Resumo:
O presente trabalho aborda o marketing de relacionamento dentro do marketing de rede. O
ambiente de pesquisa foi o Grupo Hinode, tendo como amostra uma rede de distribuidores
ligada a empresa cujo estudo tem como objetivo geral estudar como se dá o Marketing de
relacionamento nas organizações que buscam pessoas para se associarem ao Marketing de
rede, especificamente, no Grupo Hinode. A metodologia deste trabalho tem como base a
pesquisa qualitativa; utilizando o estudo de caso de natureza única. Os dados foram coletados
por meio de questionários aplicados aos distribuidores independentes da empresa. Os
resultados mostram que os consultores entendem a importância de gerenciar o relacionamento
com os clientes, e possuem certo conhecimento sobre o marketing de relacionamento. A
pesquisa aponta que os consultores se interessam em manter relacionamentos com a empresa,
e, se consideram fiéis nos aspectos relacionados. De modo geral, este trabalho contribui para
que o pesquisador, como também as empresas compreendam a importância do gerenciamento
eficiente do relacionamento com o cliente na busca pela diferenciação no mercado, como
também contribuir com a instituição acadêmica na descrição de algumas estratégias de
comunicação da empresa.
Descrição:
OLIVEIRA, E. M. O marketing de relacionamento dentro do marketing de rede: o caso do Grupo Hinode. 2018. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2018.