dc.description.abstract |
O estudo aqui apresentado resultou de um estágio de Orientação Educacional, em uma escola pública de Campina Grande, na qual tivemos a oportunidade de verificar, analisar e intervir, temporariamente, no processo de aprendizagem da leitura. Para fundamentação teórica, recorremos a autores como Grispun (2001), Vasconcellos (2002), Pimenta (1995), Fusari (2000) entre outros. Adotamos a pesquisa-ação como metodologia, por meio da qual participamos ativamente dos diversos aspectos do cotidiano escolar. O trabalho está organizado de modo que, no primeiro capitulo encontramos concepções de leitura, bem como algumas estratégias para o trabalho em sala de aula com esta temática. O segundo capítulo mostra um breve histórico da Orientação Educacional, desde o perfil psicologizante do orientador, passando pelo profissional que atua com funções bem definidas, até os dias atuais, com ênfase ao seu papel de pedagogo. No terceiro, apresentamos a metodologia, a caracterização da escola, dos sujeitos, além das ações desenvolvidas. No último capítulo analisamos o resultado dessas ações. Aprendemos com nossa proposta de trabalho, que é possível a realização de um trabalho em que os sujeitos se sintam colaboradores do processo educativo. |
pt_BR |