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A educação infantil é um dos momentos de grande importância na vida de uma criança. Esta se encontra no início do processo de descoberta do mundo, pois tudo o que é novo, diferente chama sua atenção, até mesmo coisas simples do seu cotidiano. Em creches, mais especificamente em crianças que freqüentam os berçários, é possível observar a evolução do desenvolvimento infantil, pela capacidade de interação que apresentam as referidas crianças. Porém, observa-se que o trabalho com crianças de 0 a 2 anos, em algumas instituições, não apresenta características didático-pedagógicas, que contribuam para o estímulo das diversas inteligências fossem. Nesse sentido, o presente trabalho tem o objetivo de favorecer a discussão entre profissionais da educação infantil, especialmente os que atuam nos berçários, acerca do desenvolvimento de atividades que estimulam as Inteligências Múltiplas das crianças. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que reflete a questão do cuidar e do educar no berçário, com a utilização de estímulos para o desenvolvimento das diferentes inteligências, apontando propostas de atividades que podem ser aplicadas por docentes desse nível da educação infantil. Buscamos respaldo teórico em estudos desenvolvidos por Gardner (1998) e Antunes (2008), dentre outros. O estudo caracterizou-se por uma pesquisa do tipo pesquisa-ação e foi realizada numa instituição filantrópica de educação infantil: a Casa da Criança Doutor João Moura nas turmas de berçário, no período de abril a maio de 2011, no turno da tarde. A pesquisa pôde evidenciar que o trabalho pedagógico no berçário é essencial para o desenvolvimento da criança como um todo. Nesta perspectiva, trabalhar com as Inteligências Múltiplas é propiciar às crianças seu desenvolvimento através de estímulos de suas habilidades e a partir destas resolver problemas simples e complexos. Por fim, é importante ressaltar que não existe uma receita pronta de como o(a) educador(a) deve aguçar as Inteligências Múltiplas em sala de aula, pois não se trata de uma metodologia específica, mas sim, de formas de estimulação das habilidades dos indivíduos em qualquer ambiente, pois o ser humano em sua totalidade pode adquirir conhecimentos a qualquer hora, em qualquer lugar e a partir destes, aplicá-los para resolução de problemas no seu cotidiano. |
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