Resumo:
Este trabalho teve como objetivo coletar dados e fazer um levantamento sobre a
importância do lúdico para educação infantil. Através de investigação subsidiada por
pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo com professores de quatro escolas do
município de Guarabira - PB foi possível afirmar que jogos e brincadeiras na sala de
aula, executados por docentes bem instruídos, tem um peso significativo no
desenvolvimento e no processo de ensino aprendizagem da criança. Através de
leituras e releituras bibliográficas foi possível enxergarmos que a proposta de se
trabalhar o lúdico no ensino fundamental menor é de extrema importância,
principalmente porque ele provoca uma aprendizagem mais prazerosa e
significativa. Os jogos ajudam a construir novas descobertas, as atividades lúdicas
também preparam a criança para a vida, pois através delas a criança interage com o
mundo e nessa interação constante aprende o mais importante para sua vida, a ser
e conviver como ser social.
Descrição:
NUNES, T. B. S. A utilização do lúdico no desenvolvimento escolar das crianças do ensino fundamental menor. 2018. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.