Resumo:
O presente trabalho apresenta reflexões sobre o letramento como prática social. Como
embasamento teórico consultamos Kleiman (2005), Coppi (2016), Soares (2012), Kleiman,
Ceniceros e Tinoco (2013), além de Carvalho e Mendonça (2016) e Lopes (2010), os quais
pesquisam acerca dos novos estudos sobre letramento. Muito se discute sobre o ensino de
Língua Portuguesa na Educação Básica do Brasil. No que tange ao letramento, grande parte
de nossas escolas evidenciam apenas uma de suas práticas, a alfabetização. Nessa direção, a
proposta de intervenção relatada em nossa pesquisa consiste em um projeto de letramento
sobre “violência” em uma escola municipal, localizada no município de Pedro Régis-PB. O
objetivo da abordagem do projeto no presente trabalho é evidenciar a importância da prática
da leitura e da escrita no processo de aquisição do conhecimento do educando, para que aos
poucos ele desenvolva a capacidade de se perceber como um agente transformador da
sociedade onde vive. Diante das abordagens realizadas no trabalho acreditamos que
oletramento como prática social é um fator determinante para o envolvimento do sujeito em
diferentes contextos sociais.
Descrição:
SANTOS, M. da G. dos. Letramento como prática social: repensando o ensino de língua portuguesa. 2018. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.