dc.contributor.author |
Silva, Tatiane de Araújo |
|
dc.date.accessioned |
2013-09-20T11:57:29Z |
|
dc.date.available |
2013-09-20T11:57:29Z |
|
dc.date.issued |
2013-09-20 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372.5 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1915 |
|
dc.description |
Silva, T. de A. Artes visuais: desenho e pintura como prática no processo de ensino aprendizagem na educação básica. 2012. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho tem como objetivo discorrer acerca das Artes Visuais, dinamiza-la como ensino e aprendizagem através de sua prática na Educação Básica e sua importância. A partir dessa perspectiva procura-se auxiliar os educadores evidenciando a importância do ensino de Artes Visuais, ajudando-os a analisar suas concepções e metodologias, uma vez que, alguns professores ainda veem o ensino de Artes como perda de tempo, mediando-a de forma errônea, assimilando a meras pinturas de desenhos mimeografados e estereotipados. Para tanto, como método de pesquisa foi utilizado o levantamento bibliográfico com base nos seguintes teóricos: Fusari e Ferraz (1993), Porcher (1982), Barbosa (2010) entre outros. A abordagem da pesquisa foi qualitativa e como instrumento de coleta de dados utilizou-se a observação e questionários para professores da Educação Infantil e das Séries Iniciais do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal da cidade de São Sebastião de Lagoa de Roça. Consideramos que esta investigação é relevante para despertar o fazer artístico nas crianças sem o uso de modelos estereotipados e auxiliar o professor nesse processo de mediador no ensino de Artes. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Rosemary Alves de Melo |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Artes Visuais |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino-Aprendizagem |
pt_BR |
dc.title |
Artes visuais: desenho e pintura como prática no processo de ensino aprendizagem na educação básica |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |