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O brincar na educação infantil: subsídios para reflexão e reelaboração de práticas pedagógicas

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dc.contributor.author Brito, Ângela Vieira de
dc.date.accessioned 2013-09-20T11:58:17Z
dc.date.available 2013-09-20T11:58:17Z
dc.date.issued 2013-09-20
dc.identifier.other CDD 372
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1917
dc.description Brito, Â. V. de. O brincar na educação infantil: subsídios para reflexão e reelaboração de práticas pedagógicas. 2012. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012. pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo tem o objetivo de discutir acerca do brincar no desenvolvimento das crianças. Apesar de inúmeras pesquisas sobre o referido tema, ainda há por parte de alguns profissionais da área, a resistência em não considerar, efetivamente, a brincadeira como necessária ao desenvolvimento da criança. Neste sentido, realizamos uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo pesquisa-ação, através de nossa própria atuação, na condição de professora estagiária, numa instituição pública de Educação Infantil, pertencente ao Estado da Paraíba, localizada na cidade de Campina Grande. Durante o estágio, percebemos a importância de se buscar entender a realidade de uma instituição de Educação Infantil, e do que é desenvolvido para atender as necessidades do público em questão. Para realizarmos a pesquisa tivemos como embasamento autores como: Brougère (2010), Maluf (2007), Oliveira (2006), bem como orientações contidas nos documentos oficiais, a exemplo do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998), da Política Nacional de Educação Infantil: pelo direito das crianças de zero a seis anos à educação (2006), das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2010), dentre outros. Diante das observações realizadas, como também na atuação direta em sala de aula, pudemos verificar que o brincar ainda era tratado com descaso e despreparo pelos educadores daquela instituição, negando experiências enriquecedoras às crianças que frequentavam a instituição campo de pesquisa/estágio. Considerando estas informações, vimos a necessidade de se discutir, de maneira permanente e ativa, em creches e em pré-escolas, o brincar e as práticas que favorecem essa importante e necessária ação para o desenvolvimento infantil. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Glória Maria Leitão de Souza Melo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação Infantil pt_BR
dc.subject Atividade Lúdica pt_BR
dc.subject Brincadeira pt_BR
dc.subject Prática Docente pt_BR
dc.title O brincar na educação infantil: subsídios para reflexão e reelaboração de práticas pedagógicas pt_BR
dc.type Other pt_BR


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