UEPB - Repositório Digital

Trilha Ecopedagógica como ferramenta educacional no ensino de Educação Ambiental na área de ciências da natureza

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Lidiana Cardoso da
dc.date.accessioned 2019-04-17T12:08:28Z
dc.date.available 2019-04-17T12:08:28Z
dc.date.issued 2017-08-18
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19184
dc.description SILVA, L. C. da. Trilha Ecopedagógica como ferramenta educacional no ensino de Educação Ambiental na área de ciências da natureza. 2017. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agroecologia) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Agrárias e Ambientais, 2017. pt_BR
dc.description.abstract Devido ao crescimento desproporcional das cidades, as pessoas têm cada vez menos contato com a natureza. A Educação Ambiental é na atualidade uma necessidade inquestionável pelo fato de que não existe ambiente na sociedade moderna, onde possa haver uma interação entre seres humanos e ambiente natural. As trilhas ecopedagógicas, desempenham importante papel sócio educacional na construção de uma consciência no uso e preservação dos recursos naturais. Este trabalho objetivou analisar como a Trilha Ecopedagógica pode proporcionar aos discentes da rede pública e particular, por meio da reflexão e da prática, a construção de uma consciência ambiental, que se reflita em valores, interesse ativo e atitudes que possam contribuir para a preservação da biodiversidade existente na mata do IBAMA localizada no Município de Lagoa Seca/PB, refletindo na construção de uma sociedade sustentável. A pesquisa foi desenvolvida em um remanescente de Mata Atlântica, inserida no Centro de Ciências Agrárias e Ambientais, Campus II da Universidade Estadual da Paraíba, em um local denominada Mata do IBAMA, no município de Lagoa Seca- PB. A equipe acima mencionada, através de reuniões e visita in loco ao local a ser visitado, optou por agrupar as áreas de maior ação antrópica na Mata do IBAMA para as aulas presenciais e logo então, organizou os eventos educativos, as chamadas trilhas ecopedagógicas no município sede com o objetivo de elevar o nível de conscientização das populações em relação às questões ambientais e a importância da Mata do IBAMA para o município de Lagoa Seca, PB. Com finalidade de diminuir os impactos ambientais nas trilhas, o número de alunos foi limitado a cerca de 30 participantes. As trilhas ecopedagógicas, foram realizadas no mês de agosto de 2016, tendo-se como visitantes, duas turmas do 4º ano do ensino fundamental, uma da Escola Municipal José Gomes (Pública) e a outra da Escola Virgem dos Pobres (Particular). A abordagem de pesquisa que foi utilizada durante a execução do trabalho foi a qualitativa, utilizando-se da aplicação de um Questionário. A Escola Virgem dos Pobres obteve o escore de 93,13% e a Escola Municipal José Gomes obteve o escore de 70,45%, de assimilaridade do conteúdo repassado na Trilha Ecopedagógica por parte da equipe executora deste trabalho. Os conteúdos trabalhados em sala de aula nas referidas escolas, quanto à temática do meio ambiente, tem se mostrado um pouco eficiente na rede pública e bem eficiente na rede particular de ensino. A aplicação do Questionário feito após a Trilha demonstrou que os alunos aprenderam com a aula sobre o bioma Mata Atlântica e que a Trilha Ecopedagógica mostrou-se motivadora para os alunos e eficaz na Educação Ambiental pt_BR
dc.description.sponsorship Suenildo Josemo Costa Oliveira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Biomas pt_BR
dc.subject Lagoa Seca pt_BR
dc.subject Mata Atlântica pt_BR
dc.title Trilha Ecopedagógica como ferramenta educacional no ensino de Educação Ambiental na área de ciências da natureza pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta