Resumo:
O presente artigo se insere na linha de pesquisa de processos de ensino e de aprendizagem. O
objetivo desse trabalho foi discutir as relações dialógicas e dos gêneros do discurso, de acordo
com as concepções teóricas de Bakhtin e do círculo Bakhtiniano e da análise de autores
estudiosos dessas teorias, com o intuito de favorecer uma prática pedagógica mais moderna e
eficaz dentro do âmbito escolar. Realizamos essa discussão incluindo os conceitos de
enunciado, enunciação, o eu e o outro, gênero do discurso, entre outras, como as concepções
de ensino, por exemplo. Destacamos a concordância dos autores na formação do eu e como
sujeito enunciador, e da influência do outro no momento do discurso. Esses discursos são
objeto de análise deste trabalho que optou pelo uso do gênero charge, para exemplificar a
função sintática dos advérbios, a contextualização e a interpretação dos textos abordados.
Nossos dados foram gerados, exclusivamente, a partir da análise de quatro charges.
Descrição:
MEDEIROS, J. de L. A teoria dialógica da linguagem e os gêneros do discurso: o uso das charges para ensino de leitura em língua inglesa. 2018. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.