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Formação de professores: reflexões sobre a sala de aula

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dc.contributor.author Monteiro, Denise Silva
dc.date.accessioned 2013-09-20T12:06:12Z
dc.date.available 2013-09-20T12:06:12Z
dc.date.issued 2013-09-20
dc.identifier.other CDD 371.12
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1942
dc.description Monteiro, D. S. Formação de Professores: reflexões sobre a sala de aula. 2012. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012. pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo tem por objetivo Compreender a prática da formação continuada dos professores da EMEF Euflaudízia Rodrigues, do município de Boqueirão-PB, como também refletir a cerca da prática docente dos professores em sala de aula e o seu compromisso diante da formação continuada. Para tanto foi realizada uma pesquisa de campo na referida escola, em que utilizamos um questionário contendo perguntas abertas e fechadas. Para discutir a questão reunimos um conjunto de autores, tais como: Paulo Freire (2001), Perrenoud (2000 e 2001), Nóvoa (1992), Vygotsky (1998), Lakatos, Paiva(2000), Imbernón (2001 e 2010), Bastos (1992), Pavanello (2003), García (1994),Pedro Demo (1993), Barreto (2000), Perez (1999), Santos (2003), Truler (2000), Prada (1997 e 2006). O problema da pesquisa tem como pressuposto refletir sobre o processo formativo dos professores e a sua contribuição para a sala de aula. A análise dos dados coletados possibilitou compreender a prática do professor e seu conhecimento acerca da formação continuada. Buscamos também verificar como a mesma vem sendo aplicada na sala de aula. Portanto, chegamos à conclusão de que tanto os professores quanto os profissionais da área necessitam e precisam fazer uso da formação continuada. Para tanto, buscam atualizar seus estudos através de cursos principalmente promovidos pela Secretaria de Educação do Município de Boqueirão-PB. Identificamos também a falta de tempo disponível para a formação, haja vista que os professores trabalham os dois turnos, ou seja, possuem uma jornada de trabalho de 40 horas semanais. No entanto, são conscientes da necessidade de estarem se atualizando através de cursos de especialização, palestras, congressos, fóruns, etc. Neste sentido compreendemos que a formação continuada assume um papel fundamental na vida dos educadores e que a mesma deve apoiar-se na reflexão do professor através da prática docente em sala de aula. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Vagda Gutemberg Gonçalves Rocha pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação Continuada pt_BR
dc.subject Formação de Professores pt_BR
dc.subject Prática Pedagógica pt_BR
dc.subject Sala de Aula pt_BR
dc.title Formação de professores: reflexões sobre a sala de aula pt_BR
dc.type Other pt_BR


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