Resumo:
O presente estudo, vinculado ao projeto denominado de mesmo nome “a
intervenção do lúdico na educação infantil numa perspectiva pedagógica”, teve como
objetivo incentivar a utilização do lúdico, brincadeiras e jogos na educação infantil
numa turma de maternal II auxiliando na aprendizagem de conceitos básicos e
valores comuns. Para tanto foi escolhida uma turma de Maternal II da Rede
Municipal de Educação da cidade de Sapé-PB. O interesse pelo tema surgiu devido
a experiências vivenciadas no estágio, em que foi notado que a utilização do lúdico
em sala de aula principalmente em creche tem um papel muito significativo. O
presente projeto é de caráter e de abordagem qualitativa. O tema é fundamentado
em autores como: Piaget, Kishimoto, Vygotsky, Paulo Freire, entre outros, que
defendem o uso da ludicidade como método de ensino, e que, compete ao professor
estimular em seus alunos a criatividade, o desenvolvimento motor, assim como a
curiosidade, motivando-os de forma que o aprendizado seja mais significativo e
concreto.
Descrição:
SILVA, J. N. da. A intervenção do lúdico na educação infantil numa perspectiva pedagógica. 2018. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.