Resumo:
Neste trabalho pretendemos apresentar e discutir olhares sobre a inclusão de
estudantes com necessidades educacionais especiais, enfatizando as questões
acerca da inclusão de crianças no contexto da sala de aula regular e nas salas de
recursos multifuncionais e a recepção a atividades de leitura e escrita por crianças
com necessidades especiais. Em termos metodológicos, apresentamos o histórico e
os conceitos sobre a inclusão de indivíduos com necessidades especiais no espaço
do ensino, articulando-os com os registros das observações e ações enquanto
estagiária na rede estadual de ensino da cidade de Guarabira. Tais procedimentos
dialogam com o levantamento bibliográfico, representado por Mantoan (2005),
Aranha (2001), Brasil (1988); (2006), Mazzotta (2002), entre outros. A pesquisa de
campo apresenta aspectos qualitativos no tocante a inclusão de crianças deficientes
na escola. A sistematização das informações frente aos desencontros entre a teoria
e a prática, no tocante à inclusão de alunos com necessidades especiais na sala de
aula nos permite vislumbrar e afirmar a importância da promoção de políticas
públicas para inclusão dos surdos e cadeirantes entre outras pessoas com
deficiência, potencializando o desenvolvimento sócio-cognitivo.
Descrição:
SILVA, M. J. F. da. Olhares sobre a inclusão na sala de aula. 2018. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.