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Alfabetização e letramento no 2º ano: prática indissociável no processo de ensino aprendizagem

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dc.contributor.author Pereira, Hosana Veloso
dc.date.accessioned 2013-09-20T12:08:08Z
dc.date.available 2013-09-20T12:08:08Z
dc.date.issued 2013-09-20
dc.identifier.other CDD 372.6
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1948
dc.description Pereira, H. V. Alfabetização e letramento no 2º ano: prática indissociável no processo de ensino aprendizagem. 2012. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012. pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo aborda a prática de ensino e aprendizagem envolvidos nos processos de alfabetização e letramento, visando identificar como tais processos podem ser trabalhados de forma articulada e contribuir para o desenvolvimento linguístico da criança. Além disso, busca identificar e analisar os tipos de prática que a professora utiliza para o desenvolvimento no processo de aquisição da linguagem oral e escrita e, se ambos, decorrem a partir de práticas sociais do uso da linguagem. A pesquisa foi realizada na sala de aula do 2º ano, com uma turma formada por 12 alunos de uma escola pública, na zona rural do município de Queimadas-PB, Brasil. Contudo, para a dimensão desse Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, a análise é de apenas uma amostra de três alunos com idade entre 8 e 9 anos. A partir da temática em estudo buscou-se dialogar com alguns estudiosos, tais como: Soares, Rojo, Tfouni, dentre outros, que discorrem sobre o assunto. Adotamos a pesquisa qualitativa de perspectiva etnográfica, a qual se justifica mediante sua relevância social e interesse pelo estudo do tema e, um aprofundamento teórico a cerca dos conceitos de alfabetização e letramento para o pedagogo em, sua formação inicial, bem como contribui para uma reflexão por parte dos profissionais da educação, em torno da aquisição da leitura e escrita pelas crianças dos anos iniciais do Ensino fundamental. Os dados empíricos são apresentados e analisados em dois momentos que denominamos de aula e conversa informal. O resultado dos dados sinaliza para a compreensão de que mesmo o aluno dos anos iniciais demonstrando deficiência em algumas das quatro habilidades básicas da linguagem como: ouvir, falar, ler e escrever, quando orientado, pedagogicamente, pelo professor pode surpreender, com suas idéias na elaboração de suas atividades falada ou escrita, orientações estas que se dão através de situações reais, tanto por meio da escrita quanto da oralidade, promovidas por práticas que possam de fato, superar possíveis dificuldades enfrentadas pelos alunos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria José Guerra pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação Infantil pt_BR
dc.subject Alfabetização pt_BR
dc.subject Letramento pt_BR
dc.title Alfabetização e letramento no 2º ano: prática indissociável no processo de ensino aprendizagem pt_BR
dc.type Other pt_BR


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