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Políticas públicas para a formação inicial de professores em serviço no Brasil: uma emergência/permanência institucionalizada

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dc.contributor.author Lima, Taíssa Santos de
dc.date.accessioned 2013-09-20T12:08:42Z
dc.date.available 2013-09-20T12:08:42Z
dc.date.issued 2013-09-20
dc.identifier.other CDD 371.12
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1951
dc.description Lima, T. S. de. Políticas públicas para a formação inicial de professores em serviço no Brasil: uma emergência/permanência institucionalizada. 2012. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho de conclusão de curso discute as políticas públicas para a formação inicial de professores no Brasil, a partir da lei 9.394/96 e a extensão de prazo destas políticas para além da chamada década da educação (1997 – 2007). Assim como, discutir os possíveis desdobramentos desta extensão para a profissionalização docente. Metodologicamente fez-se uso da pesquisa qualitativa, e entrevistas realizadas para o PIBIC com 23 professores/as que acessaram o curso de pedagogia em regime especial oferecido pela UEPB, mas para este trabalho selecionamos apenas 6 entrevistas. Tomamos como base, a abordagem do método ciclo de políticas de Stephen Ball. Utiliza-se como referência, textos de alguns/algumas autores/as como Brzezinski (2008), Freitas (1999; 2002; 2003; 2007) e Gatti et al (2011). O texto apresenta um breve histórico sobre os eventos que marcaram a educação dos anos de 1960 até os anos de 1990, período em que a formação de professores ganha destaque nas reformas educativas financiadas e implementadas por organismos internacionais, em seguida discute-se a continuidade e ampliação da oferta de cursos em serviço. E por fim, o texto tece considerações que realçam a continuidade das políticas públicas para a formação de professores pós década da educação, uma vez que estas políticas foram criadas emergencialmente para suprir a falta de professores qualificados em um dado momento histórico (1997 – 2007). A escolha pela temática emergiu de pesquisa oriunda do Programa de Iniciação Cientifica (PIBIC) intitulada Contextos, sentidos e significações na produção de políticas públicas para a formação de professores, cota 2010-2011. Assim, destaca-se a relevância social e acadêmica desta temática, uma vez que, a formação de professores no Brasil se caracteriza como relevante objeto de investigação e discussão e tendo em vista que, muito se tem questionado sobre a qualificação docente. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Vagda Gutemberg Gonçalves Rocha pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Formação Docente pt_BR
dc.subject Formação de Professores pt_BR
dc.subject Políticas Públicas pt_BR
dc.title Políticas públicas para a formação inicial de professores em serviço no Brasil: uma emergência/permanência institucionalizada pt_BR
dc.type Other pt_BR


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