Resumo:
Desde a antiguidade grega, a ética é concebida como um elemento condicionante do
exercício da cidadania e da liberdade, pautada pelo enfrentamento dos desafios
inerentes da razão em virtude do alcance de um ‘bem-comum’. Desta foram, a ética
passou a desempenhar, ao longo de toda a história da humanidade, um papel central
em diversos campos de estudo, como a educação. Um dos grandes filósofos que se
concentrou em pautar a ética no âmbito educacional foi Immanuel Kant, sendo um dos
principais expoentes da ética do dever. O presente estudo busca analisar o papel
desempenhado pela ética visando a transformação do mundo, dando ênfase para os
fundamentos da ética kantiana para a educação, fazendo uso de uma pesquisa
bibliográfica que permite uma análise concisa acerca deste papel. Busca-se
demonstrar, a partir do desenvolvimento do estudo, que a ética desempenha um papel
fundamental perante esta transformação, sendo a educação um elemento que
incorpora a ética visando o alcance do bem-comum, partindo da prerrogativa kantiana
de que o homem é o único ser no mundo que precisa ser educado e formado, vendo
a educação como um projeto futuro para o desenvolvimento e para a própria
sobrevivência da sociedade.
Descrição:
SILVA, L. J. N. Fundamentos da ética kantiana para a educação. 2018. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.