dc.contributor.author |
Silva, Ártemis Ramos Rodrigues |
|
dc.date.accessioned |
2019-06-04T13:36:00Z |
|
dc.date.available |
2019-06-04T13:36:00Z |
|
dc.date.issued |
2018-05-04 |
|
dc.identifier.other |
CDD 306.43 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19540 |
|
dc.description |
SILVA, A. R. R. A história da relação psicologia e educação: uma contribuição sóciohistórica. 2018. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Desenvolvimento Humano e Educação Escolar) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho
bibliográfico que faz um apanhado histórico acerca da relação Psicologia e Educação,
com o objetivo de compreender qual o envolvimento de constituição da Psicologia no
contexto da educação, bem como a contribuição da teoria sócio histórica para tal
ciência. Verificou-se, portanto, que a psicologia entrou no Brasil por meio da educação,
mostrando-se ao longo do seu desenvolvimento características seletiva, elitizada, com
tendência tecnicista. Logo, as críticas formuladas sobre essa forma de agir começaram a
proporcionar uma nova percepção, e dessa maneira a teoria sócio histórica encontrou
espaço fazendo menção de que o sujeito é um ser histórico e socialmente constituído,
passando a enfatizar a importância da cultura na formação da consciência humana,
contribuindo, portanto, para as subjetividades dos envolvidos nos processos
educacionais. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Prof. Dra Nelsânia Batista da Silva |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Educação básica |
pt_BR |
dc.subject |
Psicologia educacional |
pt_BR |
dc.subject |
Contribuição sóciohistórica |
pt_BR |
dc.title |
A história da relação psicologia e educação: uma contribuição sóciohistórica |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |