Resumo:
O presente estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho
bibliográfico que faz um apanhado histórico acerca da relação Psicologia e Educação,
com o objetivo de compreender qual o envolvimento de constituição da Psicologia no
contexto da educação, bem como a contribuição da teoria sócio histórica para tal
ciência. Verificou-se, portanto, que a psicologia entrou no Brasil por meio da educação,
mostrando-se ao longo do seu desenvolvimento características seletiva, elitizada, com
tendência tecnicista. Logo, as críticas formuladas sobre essa forma de agir começaram a
proporcionar uma nova percepção, e dessa maneira a teoria sócio histórica encontrou
espaço fazendo menção de que o sujeito é um ser histórico e socialmente constituído,
passando a enfatizar a importância da cultura na formação da consciência humana,
contribuindo, portanto, para as subjetividades dos envolvidos nos processos
educacionais.
Descrição:
SILVA, A. R. R. A história da relação psicologia e educação: uma contribuição sóciohistórica. 2018. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Desenvolvimento Humano e Educação Escolar) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.