Resumo:
Este estudo teve como objetivo compreender o sentido e o significado atribuído à Educação Física pelos alunos do 6° ao 9°ano de um Colégio Municipal na cidade de Alagoa Nova – PB. Uma vez que com base em uma pesquisa previamente realizada nas principais bases de dados científicos (LILACS e Scielo, Periódicos da Capes, PubMed) pôde-se verificar que os estudos que investigam o que sentem e a opinião dos alunos a respeito da Educação Física são escassos na literatura brasileira. Além disso, buscou-se investigar também o nível de participação nas aulas de Educação Física, nível de satisfação, os conteúdos mais explorados e os principais motivos de evasão das aulas de Educação Física e da Escola. A presente pesquisa é de campo e descritiva, com abordagem quantitativa-qualitativa. O instrumento de coleta de dados utilizado foi o questionário. O questionário compreendendo questões abertas e fechadas foi aplicado a uma amostra de 170 alunos que encontravam-se presentes na escola durante a coleta de dados da pesquisa. 78,8% alunos participam ativamente das aulas de Educação Física, 27% associam a Educação Física à “Diversão”, 17,6% à Saúde, 18,8% à Liberdade e 36% a outros fatores. Entre os principais motivos para a participação nas aulas destacam-se o prazer e a liberdade proporcionado pelas aulas e a manutenção de uma vida saudável. Concluiu-se que os alunos percebem a Educação Física como um componente curricular que vai em contramão aos demais, os mesmos possuem atitudes favoráveis à Educação Física, o que se percebe no plano do gosto em participar das aulas.
Descrição:
TOMAZ, M. R. P. Sentido e significado da Educação Física para alunos de uma escola pública da cidade de Alagoa Nova - PB. 2018. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.