UEPB - Repositório Digital

Sentido e significado da Educação Física para alunos de uma escola pública da cidade de Alagoa Nova - PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Tomaz, Michel Ruicard Paiva
dc.date.accessioned 2019-06-05T13:18:12Z
dc.date.available 2019-06-05T13:18:12Z
dc.date.issued 2018-12-07
dc.identifier.other CDD 796.07
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19556
dc.description TOMAZ, M. R. P. Sentido e significado da Educação Física para alunos de uma escola pública da cidade de Alagoa Nova - PB. 2018. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. pt_BR
dc.description.abstract Este estudo teve como objetivo compreender o sentido e o significado atribuído à Educação Física pelos alunos do 6° ao 9°ano de um Colégio Municipal na cidade de Alagoa Nova – PB. Uma vez que com base em uma pesquisa previamente realizada nas principais bases de dados científicos (LILACS e Scielo, Periódicos da Capes, PubMed) pôde-se verificar que os estudos que investigam o que sentem e a opinião dos alunos a respeito da Educação Física são escassos na literatura brasileira. Além disso, buscou-se investigar também o nível de participação nas aulas de Educação Física, nível de satisfação, os conteúdos mais explorados e os principais motivos de evasão das aulas de Educação Física e da Escola. A presente pesquisa é de campo e descritiva, com abordagem quantitativa-qualitativa. O instrumento de coleta de dados utilizado foi o questionário. O questionário compreendendo questões abertas e fechadas foi aplicado a uma amostra de 170 alunos que encontravam-se presentes na escola durante a coleta de dados da pesquisa. 78,8% alunos participam ativamente das aulas de Educação Física, 27% associam a Educação Física à “Diversão”, 17,6% à Saúde, 18,8% à Liberdade e 36% a outros fatores. Entre os principais motivos para a participação nas aulas destacam-se o prazer e a liberdade proporcionado pelas aulas e a manutenção de uma vida saudável. Concluiu-se que os alunos percebem a Educação Física como um componente curricular que vai em contramão aos demais, os mesmos possuem atitudes favoráveis à Educação Física, o que se percebe no plano do gosto em participar das aulas. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Dóris Nóbrega de Andrade Laurentino pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Educação Física pt_BR
dc.subject Educação Física escolar pt_BR
dc.subject Esporte escolar pt_BR
dc.title Sentido e significado da Educação Física para alunos de uma escola pública da cidade de Alagoa Nova - PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta