Resumo:
O estudo em questão consiste em um relato de experiência de um estágio em uma escolinha de futebol, na cidade de Solânea-Pb, com crianças de 7 à 12 anos, no período de Agosto à Dezembro de 2017. Destacando a iniciação esportiva quanto à modalidade futebol com crianças ativas na escolinha “Livro na mão, bola no pé”, proporcionando um melhor entendimento e devida aprendizagem em torno do esporte praticado, o futebol. O relato tem foco no desenvolvimento motor e social das crianças, de metodologia acerca da abordagem Psicomotora, com atividades propicias a cada idade, citando também toda a estrutura, funções e momentos que o envolvem. De começo falamos do futebol em sua forma geral; seguindo com abordagens em relação à iniciação na modalidade, com conceitos sobre como ser tratada, desenvolvida e suas principais características com embasamentos em teóricos da área. Assim, com aulas devidamente elaboradas, tendo treinos de intensidade e característicos para cada faixa etária, proporcionando atividades lúdicas e prazerosas, teve por objetivo relatar a experiência como professor na escolinha de futebol, buscando o crescimento profissional e vivência adequada na área da educação física, colaborando para uma melhor formação, como também uma possível forma de ingressar na profissão após o período acadêmico. Pode-se concluir que a prática do futebol tem muita importância no processo de desenvolvimento motor e social das crianças, evoluindo quanto aos exercícios e jogos, a terem mais disciplina, além transmitir mais companheirismo com os demais, saber perder e ganhar e a se comportarem cada vez melhor.
Descrição:
GUIMARÃES FILHO, P. J. C. Projeto Livro na Mão, Bola no Pé. Vivências na escolinha de Futebol. 2018. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.