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A presente pesquisa foi desenvolvida com o intuito de investigar e contribuir para a
reflexão acerca da inclusão da criança Surda em uma Escola de Ensino
Fundamental na cidade de Campina Grande. Priorizando a questão das dificuldades
encontradas pela aluna Surda na sala de aula e a sua completa inclusão. Buscando
enfatizarmos nessa proposta os vários fatores que determinam a Surdez destacando
as causas de nascimento e as causas adquiridas, e também mostrando os
problemas que a criança Surda enfrenta no seu dia-a-dia escolar, suas limitações
como o da instituição e o que o sistema educacional e governamental tem feito
desde o fator físico e pedagógico para ajudar na inclusão desta. Destacando assim a
Surdez e sua existência visual, demonstrando o Surdo e sua trajetória escolar, e os
modelos educacionais criados a partir de 1755 até a conquista do Surdo no atual
sistema de ensino relatando os limites e desafios de uma aluna surda em uma sala
de aula inclusiva. Objetivos Assim, este estudo teve o propósito de investigar as
formas de inclusão de uma criança Surda em uma escola regular da rede municipal
de Campina Grande; objetivando, especificamente, observar os limites e
necessidades da professora na condução deste processo, verificando as condições
existentes para que a criança Surda desenvolva sua competência escolar,
capacidade de raciocínio e de adaptação as diferentes situações do cotidiano.
Metodologia Este trabalho trata-se de um estudo qualitativo constituído como
estudo de caso, foi realizado na Escola CEAI - Centro de Educação Integrado Dr.
Elpídio de Almeida, localizada na Rua Joaquim Amorim Júnior S/N, Bairro da
Ramadinha II, Campina Grande – PB. A coleta de dados foi realizada através da
aplicação de um questionário destinado a uma professora, baseado no tema: “A
Inclusão de uma Criança Surda em uma Escola Pública de Campina Grande: Limites
e Desafios”. Neste questionário foram feitas 8 perguntas, com o objetivo de
averiguar as formas de inclusão de uma criança Surda em uma escola regular, na
qual 99% dos alunos são ouvintes. |
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