UEPB - Repositório Digital

A inclusão de uma criança surda em uma escola pública de Campina Grande: limites e desafios

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Sousa, Rosana Figueiredo do Nascimento
dc.date.accessioned 2013-09-20T12:10:19Z
dc.date.available 2013-09-20T12:10:19Z
dc.date.issued 2013-09-20
dc.identifier.other CDD 302.14
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1956
dc.description Sousa, R. F. do N. A inclusão de uma criança surda em uma escola pública de Campina Grande: limites e desafios. 2012. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012. pt_BR
dc.description.abstract A presente pesquisa foi desenvolvida com o intuito de investigar e contribuir para a reflexão acerca da inclusão da criança Surda em uma Escola de Ensino Fundamental na cidade de Campina Grande. Priorizando a questão das dificuldades encontradas pela aluna Surda na sala de aula e a sua completa inclusão. Buscando enfatizarmos nessa proposta os vários fatores que determinam a Surdez destacando as causas de nascimento e as causas adquiridas, e também mostrando os problemas que a criança Surda enfrenta no seu dia-a-dia escolar, suas limitações como o da instituição e o que o sistema educacional e governamental tem feito desde o fator físico e pedagógico para ajudar na inclusão desta. Destacando assim a Surdez e sua existência visual, demonstrando o Surdo e sua trajetória escolar, e os modelos educacionais criados a partir de 1755 até a conquista do Surdo no atual sistema de ensino relatando os limites e desafios de uma aluna surda em uma sala de aula inclusiva. Objetivos Assim, este estudo teve o propósito de investigar as formas de inclusão de uma criança Surda em uma escola regular da rede municipal de Campina Grande; objetivando, especificamente, observar os limites e necessidades da professora na condução deste processo, verificando as condições existentes para que a criança Surda desenvolva sua competência escolar, capacidade de raciocínio e de adaptação as diferentes situações do cotidiano. Metodologia Este trabalho trata-se de um estudo qualitativo constituído como estudo de caso, foi realizado na Escola CEAI - Centro de Educação Integrado Dr. Elpídio de Almeida, localizada na Rua Joaquim Amorim Júnior S/N, Bairro da Ramadinha II, Campina Grande – PB. A coleta de dados foi realizada através da aplicação de um questionário destinado a uma professora, baseado no tema: “A Inclusão de uma Criança Surda em uma Escola Pública de Campina Grande: Limites e Desafios”. Neste questionário foram feitas 8 perguntas, com o objetivo de averiguar as formas de inclusão de uma criança Surda em uma escola regular, na qual 99% dos alunos são ouvintes. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria do Socorro Leal Cabral pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Criança pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Inclusão social. Surdez pt_BR
dc.subject Escola pública pt_BR
dc.title A inclusão de uma criança surda em uma escola pública de Campina Grande: limites e desafios pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta