UEPB - Repositório Digital

Práticas de leitura na alfabetização: entre os desafios da docência e o aprendizado dos (as) alunos (as)

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Ferreira, Fabiana Araújo
dc.date.accessioned 2013-09-20T12:10:50Z
dc.date.available 2013-09-20T12:10:50Z
dc.date.issued 2013-09-20
dc.identifier.other CDD 371.33
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1959
dc.description Ferreira, F. A. Práticas de leitura na alfabetização: entre os desafios da docência e o aprendizado dos (as) alunos (as). 2012. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012. pt_BR
dc.description.abstract O fracasso na aprendizagem da leitura é um dos temas mais discutidos na atualidade. Assim sendo, este trabalho tem como objetivo investigar como a leitura está sendo desenvolvida no 1º ano das séries iniciais (alfabetização), e como o professor (a) alfabetizador (a) através de sua prática pedagógica cotidiana propicia aos seus alunos (as) essa aprendizagem. Nossa proposta é relacionar teoria e prática, e como referencial teórico que nos serviu de baliza em nosso trabalho estão os estudos de Magda Soares (2010), Paulo Freire (2003), Emília Ferreiro (2010), Ana Teberosky (2003), entre outros. Como encaminhamento metodológico fizemos uso de uma pesquisa qualitativa, através de entrevistas e questionário, realizadas com alunos e uma professora alfabetizadora de uma escola pública da cidade de Massaranduba/PB. Como resultado da nossa pesquisa, percebemos que propiciar a aprendizagem da leitura é um dos grandes desafios postos a docência, e que a professora alfabetizadora sozinha torna-se incapaz de conseguir resultados significativamente importantes para mudar a realidade educacional do nosso país. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Patrícia Cristina de Aragão Araújo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Prática de leitura pt_BR
dc.subject Alfabetização pt_BR
dc.subject Prática docente pt_BR
dc.subject Aluno pt_BR
dc.title Práticas de leitura na alfabetização: entre os desafios da docência e o aprendizado dos (as) alunos (as) pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta