UEPB - Repositório Digital

História de leitura de professores em formação universitária inicial em uma universidade pública em Campina Grande - PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Araújo, Suênia Silva
dc.date.accessioned 2013-09-20T12:11:00Z
dc.date.available 2013-09-20T12:11:00Z
dc.date.issued 2013-09-20
dc.identifier.other CDD 372.4
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1960
dc.description Araújo, S. S. História de leitura de professores em formação universitária inicial em uma universidade pública em Campina Grande - PB. 2011. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011. pt_BR
dc.description.abstract O referido artigo é resultado das investigações acerca das histórias de leituras vivenciadas pelos alunos universitários em processo de formação inicial no ensino superior, tendo em vista que a leitura não só está presente na vida do sujeito quando este se encontra no ensino básico. Assim, partimos para pesquisar até que ponto a história de leitura interfere na constituição do leitor universitário? Dessa forma, tivemos como objetivos: colher dados pessoais dos alunos universitários; verificar as histórias e condições de leitura os alunos possuem dentro e fora do espaço escolar e acadêmico e; averiguar as situações de leitura que os alunos vivenciam em suas vidas no momento em que participaram da pesquisa. Para tal, realizamos um estudo bibliográfico acompanhado por uma pesquisa de campo que foi conduzida por meio de uma entrevista semi-estruturada, realizada de modo individual com dez alunos cursando entre o 4º e o 8º período em diversos Cursos de Licenciatura de uma Instituição Pública de Ensino Superior localizada na cidade de Campina Grande. Os resultados revelam que alguns dos entrevistados mencionam a escola básica como a principal responsável por suas respectivas práticas de leituras; e outra parte dos entrevistados afirma que a escola não teve representação significativa na sua história de leitor. No entanto, há entrevistados que ressaltam a contribuição da universidade na sua formação leitora atual. Além disso, é possível verificar que parte destes entrevistados realiza outras situações de leitura que não são apenas as exigidas no contexto universitário. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Fabíola Mônica da Silva Gonçalves pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Formação de leitores pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Ensino Superior pt_BR
dc.title História de leitura de professores em formação universitária inicial em uma universidade pública em Campina Grande - PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta