Resumo:
A pesquisa no ensino de química é de fundamental importância, para a construção do conhecimento crítico e o desenvolvimento intelectual do professor. Na educação básica, faz-se necessário professores/pesquisadores que possam refletir criticamente sobre as suas ações pedagógicas como docentes, buscando compreender a complexidade do ato de ensinar e aprender Química, sendo importante utilizar estratégias de ensino inovadoras, que de alguma forma contribua para a formação de cidadãos. Diante destas questões, este trabalho tem por objetivo, diagnosticar como tem acontecido a prática da pesquisa em ensino de química por professores do ensino médio e fundamental. A pesquisa se caracteriza como qualitativa, na forma de estudo de caso. Participaram da pesquisa, 6 professores de química das cidades de Puxinanã, Campina Grande, e Matinhas. Os dados foram coletados através da aplicação de dois questionários. A pesquisa aponta diante desta amostragem que 50% dos professores atuam como pesquisadores e 50% não atuam. São vários os motivos desses docentes que não são pesquisadores no espaço educacional, as mais citadas foram má formação durante sua graduação e a falta de tempo para exercer práticas inovadoras no ensino. Existem também motivações que incentivaram esses 50% dos professores se tornarem pesquisadores, e uma das mais citadas foi à gratificação financeira paga através do prêmio mestres da educação. Neste contexto, torna-se importante que os professores reflitam sobre a importância de usarem a pesquisa como prática para a reflexão de suas ações pedagógicas, melhorando o Ensino de Química na educação básica.
Descrição:
RAMOS, G. G. A pesquisa em ensino de Química na prática dos professores da Educação Básica. 2018. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.