UEPB - Repositório Digital

A pesquisa em ensino de Química na prática dos professores da Educação Básica

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Ramos, Géssica Garcia
dc.date.accessioned 2019-06-05T15:13:12Z
dc.date.available 2019-06-05T15:13:12Z
dc.date.issued 2018-11-29
dc.identifier.other CDD 372.8
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19624
dc.description RAMOS, G. G. A pesquisa em ensino de Química na prática dos professores da Educação Básica. 2018. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. pt_BR
dc.description.abstract A pesquisa no ensino de química é de fundamental importância, para a construção do conhecimento crítico e o desenvolvimento intelectual do professor. Na educação básica, faz-se necessário professores/pesquisadores que possam refletir criticamente sobre as suas ações pedagógicas como docentes, buscando compreender a complexidade do ato de ensinar e aprender Química, sendo importante utilizar estratégias de ensino inovadoras, que de alguma forma contribua para a formação de cidadãos. Diante destas questões, este trabalho tem por objetivo, diagnosticar como tem acontecido a prática da pesquisa em ensino de química por professores do ensino médio e fundamental. A pesquisa se caracteriza como qualitativa, na forma de estudo de caso. Participaram da pesquisa, 6 professores de química das cidades de Puxinanã, Campina Grande, e Matinhas. Os dados foram coletados através da aplicação de dois questionários. A pesquisa aponta diante desta amostragem que 50% dos professores atuam como pesquisadores e 50% não atuam. São vários os motivos desses docentes que não são pesquisadores no espaço educacional, as mais citadas foram má formação durante sua graduação e a falta de tempo para exercer práticas inovadoras no ensino. Existem também motivações que incentivaram esses 50% dos professores se tornarem pesquisadores, e uma das mais citadas foi à gratificação financeira paga através do prêmio mestres da educação. Neste contexto, torna-se importante que os professores reflitam sobre a importância de usarem a pesquisa como prática para a reflexão de suas ações pedagógicas, melhorando o Ensino de Química na educação básica. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Kátia Dias Nery pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Química pt_BR
dc.subject Pesquisa científica pt_BR
dc.subject Pesquisadores pt_BR
dc.title A pesquisa em ensino de Química na prática dos professores da Educação Básica pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta