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O tema que norteia esta pesquisa se refere a arte. O mesmo tem por objetivo apresentar a
importância do ensino lúdico através da arte para o processo de aprendizagem de crianças
com deficiência visual. A metodologia utilizada se caracteriza como descritiva, de abordagem
qualitativa. A pesquisa foi realizada no Instituto dos Cegos de Campina Grande, nos períodos
de: 18 de março de 2016 à 29 de abril de 2016; e 26 de setembro de 2016 à 19 de outubro de
2016; no horário de 13:30hs às 17:00hs; com quatro crianças cegas. Os resultados
demonstraram que as crianças com deficiência visual (mais do que as videntes) necessitam de
participar na escola de atividades artísticas, pois estas possuem poucas fontes de prazer, e
muitas vezes são excluídas pela família do universo artístico, por acreditar que a arte só cabe
aos videntes. Concluímos então, que o ensino de arte não deve ser negado aos alunos com
deficiência visual só porque possuem a visão comprometida, pois esses alunos são capazes de
aprender, reproduzir e criar arte através dos demais sentidos remanescentes: o tato, o olfato, o
paladar e a audição. Cabe ao (a) professor(a) possibilitar aos seus alunos o acesso ao
conhecimento, à comunicação e à aprendizagem significativa, estimulando nos alunos a
autoexpressão, a criatividade e as possibilidades de transformação, garantindo assim a
inclusão de forma adequada e o sucesso da aprendizagem. |
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