Resumo:
A presente pesquisa foi realizada no Instituto dos Cegos de Campina Grande, tendo como objeto de estudo a turma do supletivo do ensino médio desta instituição. Por se tratar de uma pesquisa de caráter exploratório, que busca conhecer estratégias através da observação e contato direto com os sujeitos, passa a ser esta caracterizada como Pesquisa Qualitativa. Foram observadas um total de 20 aulas. Através destas, se teve a intenção de conhecer as estratégias utilizadas pela professora de Matemática da fundação, junto a seus alunos. Para o referencial teórico, retomamos as motivações a volta da passagem da Integração para Inclusão, assim como o contexto histórico da criação e importância do Sistema Braille, do mesmo modo em que falamos do ensino da matemática para alunos com deficiência visual. Para este feito, foram utilizados como referência bibliográfica, trabalhos de Sassaki (2005);
Carvalho (2004); Ferreira (2009); Machado (2004) e Canejo (2005). Os resultados mostram que o objetivo foi alcançado, conhecemos as estratégias utilizadas pela professora.
Descrição:
FARIAS, J. G. M. H. O olhar sobre a sala de aula de matemática do Instituto dos Cegos: limites e possibilidades. 2014. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.