UEPB - Repositório Digital

Dificuldades e possibilidades de melhoria na relação família- escola

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Victor, Eliane Bezerra
dc.date.accessioned 2013-09-20T12:14:23Z
dc.date.available 2013-09-20T12:14:23Z
dc.date.issued 2013-09-20
dc.identifier.other CDD 371.200
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1968
dc.description Victor, E. B. Dificuldades e possibilidades de melhoria na relação família- escola. 2011. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho tem como tema a relação família-escola, referência de discussão de profissionais da área de educação, sendo os problemas existentes compreendidos como entraves nessa relação. Definiu-se como objetivo geral desse trabalho: analisar o que dificulta a relação entre a escola e a família dos alunos. E como objetivos específicos: identificar as dificuldades apresentadas pela família e pela escola no estabelecimento de sua relação; detectar o que família e escola entendem como atribuição da família na sua relação com a escola; verificar as ações promovidas pela escola para estabelecer e manter uma efetiva relação com as famílias de seus alunos. Trata-se de um estudo de campo, com procedimento metodológico de cunho qualitativo, utilizando como instrumentos de coleta de dados observações e entrevistas. Os sujeitos da pesquisa foram os membros da gestão escolar, a professora da turma do 5° ano e os pais e/ou responsáveis desses alunos, inseridos no contexto de uma escola pública da rede estadual, em Campina Grande-PB. O estudo levou-nos a concluir que, no tocante às concepções das gestoras e da professora, há omissão da família no acompanhamento de seus filhos, entretanto, houve discordância no que se refere às ações promovidas pela escola para manter uma efetiva relação. A maioria dos pais e/ou responsáveis entrevistados revelou-se satisfeita com a instituição de ensino, demonstrando confiança, muito embora, percebamos que há necessidade de um acompanhamento no ensino e aprendizagem de seus filhos. Em síntese, entendemos que a escola precisa rever os seus conceitos quanto à sua relação com a família e que a família, mesmo diante dos problemas, deve participar mais efetivamente da vida escolar de seus filhos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Teresa Cristina Vasconcelos pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Gestão escolar pt_BR
dc.subject Família - Escola pt_BR
dc.subject Vida escolar pt_BR
dc.title Dificuldades e possibilidades de melhoria na relação família- escola pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta