UEPB - Repositório Digital

Compreendendo a Educação Física na escola indígena a partir de documentos legais durante o Estágio Supervisionado III

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Azevedo, Renata Sousa
dc.date.accessioned 2019-06-13T18:38:55Z
dc.date.available 2019-06-13T18:38:55Z
dc.date.issued 2018-06-08
dc.identifier.other CDD 372.86
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19704
dc.description AZEVEDO, R. S. Compreendendo a Educação Física na escola indígena a partir de documentos legais durante o Estágio Supervisionado III. 2018. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho procurou apresentar a relação do índio com a escola e teve como objetivo compreender a Educação Física na escola indígena, a partir da Constituição Federal de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996, documentos que asseguram a atuação diferenciada nessa modalidade de ensino, dialogando com documentos norteadores como o Referencial Curricular Nacional Para Escolas Indígenas, Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica e a Base Nacional Comum Curricular. O estudo foi realizado durante o Estágio Supervisionado III, e se tratou de um estudo documental de natureza qualitativa do tipo documental. Através das análises, discussões e diálogos foram relatados a experiência de Estágio Supervisionado na escola indígena, observações do cenário dessa experiência e as afirmações dos documentos, garantindo uma Educação Escolar Indígena diferenciada, multicultural, multilíngue e autônoma. Durante as discussões se fez diálogos apontando aproximações e distanciamentos da escola visitada sob o olhar dos documentos regulatórios, e foi concluído a autonomia das escolas indígenas para organizarem suas atividades letivas em séries anuais, períodos semestrais ou ciclos, e que o professor que atua na escola indígena precisa garantir os saberes da cultura indígena, de forma a valorizar a identidade dessa matriz. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Elaine Melo de Brito Costa Lemos pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação Física pt_BR
dc.subject Escola indígena pt_BR
dc.subject Educação indígena pt_BR
dc.subject Documentos legais pt_BR
dc.title Compreendendo a Educação Física na escola indígena a partir de documentos legais durante o Estágio Supervisionado III pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta