Resumo:
O presente trabalho procurou apresentar a relação do índio com a escola e teve como objetivo compreender a Educação Física na escola indígena, a partir da Constituição Federal de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996, documentos que asseguram a atuação diferenciada nessa modalidade de ensino, dialogando com documentos norteadores como o Referencial Curricular Nacional Para Escolas Indígenas, Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica e a Base Nacional Comum Curricular. O estudo foi realizado durante o Estágio Supervisionado III, e se tratou de um estudo documental de natureza qualitativa do tipo documental. Através das análises, discussões e diálogos foram relatados a experiência de Estágio Supervisionado na escola indígena, observações do cenário dessa experiência e as afirmações dos documentos, garantindo uma Educação Escolar Indígena diferenciada, multicultural, multilíngue e autônoma. Durante as discussões se fez diálogos apontando aproximações e distanciamentos da escola visitada sob o olhar dos documentos regulatórios, e foi concluído a autonomia das escolas indígenas para organizarem suas atividades letivas em séries anuais, períodos semestrais ou ciclos, e que o professor que atua na escola indígena precisa garantir os saberes da cultura indígena, de forma a valorizar a identidade dessa matriz.
Descrição:
AZEVEDO, R. S. Compreendendo a Educação Física na escola indígena a partir de documentos legais durante o Estágio Supervisionado III. 2018. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.