dc.contributor.author |
Santana, Sandra de Sousa |
|
dc.date.accessioned |
2013-09-20T12:18:41Z |
|
dc.date.available |
2013-09-20T12:18:41Z |
|
dc.date.issued |
2013-09-20 |
|
dc.identifier.other |
CDD 371.782 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1977 |
|
dc.description |
Santana, S. de S. Agressividade e Violência Escolar na percepção de Docentes e Alunos/as de Séries iniciais. 2011. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho foi realizado numa escola pública municipal da cidade de Campina Grande/PB, tendo como finalidade identificar e analisar quais são modalidades mais frequentes de agressividade e violêncianas séries iniciais, como também o interesse e as estratégias utilizadas pelas docentes frente à agressividade no contexto escolar, mas especificamente na sala de aula. Os procedimentos metodológicos que dão suporte à pesquisa advêm da abordagem qualitativa, nos moldes do estudo de caso, o qual possibilitou adequada descrição e análise dos dados e informações obtidas através de observações e entrevistas realizadas com duas professoras e 36 alunos e alunas do quarto e quinto ano da referida escola. Para esta pesquisa, considera-se agressividade como sendo uma energia natural presente no ser humano que quando não trabalhada com limite, autocontrole e respeito às diferenças, pode desencadear atos agressivos capazes de machucar que vão da agressão moral e verbal à física. O resultado da pesquisa demonstra que os tipos/modalidades de agressividade mais frequentes são verbais e físicas. Os alunos do quinto ano reconhecem a forma verbal como sendo agressividade, enquanto os do quarto ano apenas reconhecem como agressividade as formas mais graves que é a física. A falta de um projeto voltado à prevenção e/ou redução dos casos de agressividade é um agravante para o aumento dos comportamentos agressivos/violentos que têm vitimado e criminalizados a tantas crianças e jovens do Brasil. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Francisca Pereira Salvino |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Violência escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Agressividade |
pt_BR |
dc.subject |
Desenvolvimento moral |
pt_BR |
dc.title |
Agressividade e violência escolar na percepção de docentes e alunos/as de séries iniciais |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |