UEPB - Repositório Digital

Agressividade e violência escolar na percepção de docentes e alunos/as de séries iniciais

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santana, Sandra de Sousa
dc.date.accessioned 2013-09-20T12:18:41Z
dc.date.available 2013-09-20T12:18:41Z
dc.date.issued 2013-09-20
dc.identifier.other CDD 371.782
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1977
dc.description Santana, S. de S. Agressividade e Violência Escolar na percepção de Docentes e Alunos/as de Séries iniciais. 2011. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho foi realizado numa escola pública municipal da cidade de Campina Grande/PB, tendo como finalidade identificar e analisar quais são modalidades mais frequentes de agressividade e violêncianas séries iniciais, como também o interesse e as estratégias utilizadas pelas docentes frente à agressividade no contexto escolar, mas especificamente na sala de aula. Os procedimentos metodológicos que dão suporte à pesquisa advêm da abordagem qualitativa, nos moldes do estudo de caso, o qual possibilitou adequada descrição e análise dos dados e informações obtidas através de observações e entrevistas realizadas com duas professoras e 36 alunos e alunas do quarto e quinto ano da referida escola. Para esta pesquisa, considera-se agressividade como sendo uma energia natural presente no ser humano que quando não trabalhada com limite, autocontrole e respeito às diferenças, pode desencadear atos agressivos capazes de machucar que vão da agressão moral e verbal à física. O resultado da pesquisa demonstra que os tipos/modalidades de agressividade mais frequentes são verbais e físicas. Os alunos do quinto ano reconhecem a forma verbal como sendo agressividade, enquanto os do quarto ano apenas reconhecem como agressividade as formas mais graves que é a física. A falta de um projeto voltado à prevenção e/ou redução dos casos de agressividade é um agravante para o aumento dos comportamentos agressivos/violentos que têm vitimado e criminalizados a tantas crianças e jovens do Brasil. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Francisca Pereira Salvino pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Violência escolar pt_BR
dc.subject Agressividade pt_BR
dc.subject Desenvolvimento moral pt_BR
dc.title Agressividade e violência escolar na percepção de docentes e alunos/as de séries iniciais pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta