UEPB - Repositório Digital

A produção de sentidos por universitários na leitura de textos acadêmicos no contexto da sala de aula

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Sousa, Rubenice Lopes de
dc.date.accessioned 2013-09-20T12:18:49Z
dc.date.available 2013-09-20T12:18:49Z
dc.date.issued 2013-09-20
dc.identifier.other CDD 372.4
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1978
dc.description Sousa, R. L. de. A produção de sentidos por universitários na leitura de textos acadêmicos no contexto da sala de aula. 2011. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011. pt_BR
dc.description.abstract Este artigo é o resultado da pesquisa voltada à produção de sentidos na leitura de textos acadêmicos no contexto da sala de aula realizada por universitários. Contemplou-se a relação entre leitura e universitários pelo fato de que pouco se tem investigado nesta direção. Assim, partimos do seguinte questionamento: quais os sentidos produzidos na leitura dos textos acadêmicos por universitários no contexto sala de aula? O objetivo geral da pesquisa foi investigar os sentidos produzidos por alunos universitários na sala de aula em situações de leituras de textos acadêmicos; e os objetivos específicos: observar ações de compartilhamento texto-leitor nas situações de leitura (seminários e discussões coletiva de textos); identificar os sentidos produzidos durante a leitura e; analisar as estratégias de leituras utilizadas. Uma professora universitária juntamente com uma turma, composta por dezesseis alunas pertencentes ao segundo período do curso de pedagogia de uma Instituição de Ensino Superior localizada em Campina Grande/PB, compuseram a amostra da pesquisa. Para a construção dos dados, contamos com a técnica de observação assistemática não-participativa e utilizamos três aparelhos de MP4, para o registro em áudio das seis observações de aula acompanhadas. Em geral, os resultados evidenciam que as estratégias de leitura são incentivadas pela professora, favorecendo a compreensão de leitura das alunas, também verificamos que os sentidos produzidos na leitura ocorreram por meio da intertextualidade, concepção de leitura defendida nesta pesquisa, de que os sentidos produzidos na leitura não estão nem no texto, nem no autor nem no leitor separadamente, mas na relação entre eles. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Fabíola Mônica da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Ensino Superior pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.title A produção de sentidos por universitários na leitura de textos acadêmicos no contexto da sala de aula pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta