Resumo:
Este trabalho tem como objetivo fazer um debate reflexivo sobre o uso dos gêneros textuais e
das Sequências Didáticas no Ensino da Educação Básica, como recurso para o ensino da
Língua Portuguesa, visto que este recurso é uma ferramenta que proporciona para o docente
diferentes possibilidades de atuação em sala de aula, tendo em vista que a construção textual é
um procedimento que necessita de atenção, desta forma, a utilização da SD permite que o
educando construa e desconstrua o seu texto, com contribuições e modificações quando
necessário, o que torna este aluno capaz de conhecer o objeto de produção. Neste sentido,
aborda os gêneros textuais em sala de aula através de SDs é contribuir para o
desenvolvimento de uma educação comprometida assim sendo, os resultados da reflexão aqui
feita, apontam que a produção textual de diversos gêneros em sala de aula enriquece o sujeito,
uma vez que ele será capaz de adequar o seu texto às estruturas linguístico-discursivas e
consequentemente o seu discurso em diversas situações comunicativas. Dessa maneira, temos
como suporte teórico MARCUSCHI (2008), KOCH (2008 e 2009), BAKHTIN (1997),
DOLZ (2004), os quais trouxeram inúmeras contribuições para nossa pesquisa.
Descrição:
LIMA, E. S. M. de. Sequência didática (SD): Um rescurso facilitador da aprendizagem da (re)escrita textual. 2019. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2019.