UEPB - Repositório Digital

A música como linguagem expressiva e forma de conhecimento de mundo

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Alves, Jubilene Tavares
dc.date.accessioned 2013-09-20T12:19:49Z
dc.date.available 2013-09-20T12:19:49Z
dc.date.issued 2013-09-20
dc.identifier.other CDD 780
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1983
dc.description Alves, J. T. A música como linguagem expressiva e forma de conhecimento de mundo. 2011. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho teve como objetivo analisar as contribuições advindas da música e a inserção da mesma no ambiente escolar de uma instituição pública de educação infantil, localizada na cidade de Campina Grande e, mas especificamente, da turma do maternal II, turno manhã. Para tanto, realizamos uma pesquisa bibliográfica, na qual autores como: BRITO (2003), JEANDOT (1997), PENNA (2008) contribuiu de forma significativa enfatizando a importância da música através de suas definições. Também se constituiu como respaldo para nossas análises o desenvolvimento de um projeto de intervenção e atuação no campo de estagio da prática Docente, intitulado: A música no cotidiano da creche. Portanto, nosso artigo é de caráter qualitativo, resultado de uma pesquisa de campo, com dados coletados através de aulas ministradas e observações das respostas das crianças as atividades realizadas. Foram obtidas consideráveis informações que nos permitiram evidenciar a relevância de trabalharmos a música nas diversas áreas de conhecimento como linguagem expressiva e forma de conhecimento do mundo. Verificou-se que a música é indispensável na prática educativa e que sua contribuição é altamente relevante para o desenvolvimento das diversas habilidades da criança. Destaca-se a importância do papel do educador e o seu compromisso de trabalhar com a música, mesmo que este não tenha uma qualificação para esta prática. Desta forma, apresentando as contribuições advindas da música e, sua relevância como uma ferramenta indispensável na prática educativa. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria de Lourdes Cirne pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Música pt_BR
dc.subject Ambiente escolar pt_BR
dc.subject Linguagem expressiva pt_BR
dc.subject Prática educativa pt_BR
dc.title A música como linguagem expressiva e forma de conhecimento de mundo pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta